Fração da população Brasileira no ensino superior

Este artigo é uma complementação do meu artigo anterior, Desaceleração das matrículas no ensino superior. Desenhei desta vez o índice de fração da população no ensino superior para vários países, e é possível detectar aqui também uma leve desaceleração no Brasil.

Os dados também foram obtidos do site da Unesco, O índice que peguei é o chamado Number of students in tertiary education per 100,000 habitantes. Total. Não sei ao certo se trata-se da população “ingressável” na faculdade ou total, e se o numerador é a população ingressante no ensino superior, ou inclui matriculados em todos anos. Mas assim como no índice do artigo anterior, é interessante notar que o Brasil apresentou uma leve desaceleração em 2003 e 2004, que só foi recuperada em 2008 com um repentino aumento.

O rótulo da curva do Brasil está bem próximo do Japão, cuja inclinação é menor. Ainda estou aperfeiçoando o algoritmo pra evitar que os rótulos fiquem superpostos.

O índice do Brasil é o segundo melhor entre os “BRICs”, perdendo para a Rússia e ganhando da China e depois Índia, todos bastante separados, sendo que a China ultrapassou a Índia em 2003. Não sei ao certo se estes números da China incluem Taiwan.

Acho interessante ver também que a Coréia do Sul tem um índice altíssimo, em leve decaimento, e está sendo ultrapassada pela Rússia. Chile e Argentina também possuem um desempenho melhor do que o Brasil, ao contrário do que acontece em vários outros índices. A curva da Argentina é a que possui um vale em 2005, e não a azul-clarinha (cor da bandeira da Argentina…), que corresponde à Polônia. O Chile parece estar apresentando um crescimento notável, apesar de bastante irregular nesta visão ano-a-ano.

A Espanha está em decrescimento neste índice, enquanto está crescendo a um ritmo bom no GERD por PIB que abordei em outro artigo.

A transformação do Brasil nas últimas décadas foi mesmo histórica, e estamos atingindo um nível satisfatório. Tomara que as análises do futuro revelem uma continuação desta velocidade de 2008. Mas acho importante questionarmos, o que foi que ocorreu de 2003 a 2007 para dar esta inflexão na curva?

O Brasil passou de 1,4% em 1999 para 2,2% em 2003. Dá 0,19 pontos por ano. A inclinação de 2003 a 2008 (3,1%) é de 0,18 pontos por ano, bem próximo, mas até 2007 (2,8%) dá apenas 0,11 pontos por ano, uma desaceleração de quase 40%. Mas a velocidade em 2008 foi tão alta (0,33 pontos) que compensou o atraso, atingindo um valor próximo do que deveríamos atingir se não houvesse ocorrido esta desaceleração por 4 anos. Mas em 2007 a diferença seria de 0,15%.

Anúncios

8 Respostas to “Fração da população Brasileira no ensino superior”

  1. Narcélio Filho Says:

    Muda o rótulo de um para “Brasil e Japão” e do outro para ” “.

  2. nlw0 Says:

    Obrigado pela sugestão, mas acabei foi criando um algoritmo mais complicado mesmo, guardando cada localização numa lista, e com um laço pra afastar os novos rótulos que caíssem muito em cima de existentes. Botando também cor no rótulo, acho que dá pro gasto! :]

  3. Graduação agarrada « Condições suficientes e necessárias Says:

    […] Condições suficientes e necessárias Como a ciência afeta nossas vidas, e vice-versa « Fração da população Brasielira no ensino superior […]

  4. Marcelo Hermes Says:

    Tem um erro no titulo do post

  5. Jana Says:

    estou usando seus artigos maravilhoso por sinal como base para meu tcc do pós em RH, e gostaria de saber pq vc não os assina?
    Abço
    Jana

    • nlw0 Says:

      Olá, Jana. Obrigado por sua visita! Fico feliz em saber que minhas referências podem lhe ser úteis! Se você achar mais dados novos interessantes, não se acanhe em trazer aqui pra nós…

      Assinar eu assino, meu discreto username aparece em baixo dos títulos. Se você for no “about” do blog vai achar mais informações a meu respeito ( https://sufnec.wordpress.com/about/ ) Mas talvez seja hora mesmo de dar uma melhorada no design…

      • Jana Says:

        Hehe é mudanças sempre vem bem qdo para melhor!!!
        Ótimas festas!
        Obrigada mais uma vez!
        Abraço.
        Jana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: